Modelo de ação de cobrança
Furlaneto Advocacia - Escritórios de Advocacia em Curitiba -  Como se aposentar em Curitiba

Furlaneto Advocacia - Escritórios de Advocacia em Curitiba -  Como receber auxílio doença em Curitiba

Modelo de ação de cobrança

A ação de cobrança nada mais é que um modo de pedir ou cobrar algo que não foi pago em seu devido tempo espontaneamente pelo devedor. Elas são utilizadas para cobrar dívida de alimentos, condomínio, automóveis, aluguel, cheque e entre outras contas que o devedor não pagou. Então a ação de cobrança é uma ação onde o credor cobra judicialmente aquilo que o devedor deixou de pagar. Isso pode ser feito através de um contrato, documento assinado ou qualquer outro compromisso assumido.

O prazo da ação de cobrança

Esse prazo varia de devedor para devedor. Depende muito de qual área for a dívida. Podemos citar como exemplo a ação de cobrança de alugueis, quando a dívida já está vencida, deve-se conferir a data do vencimento, mas em regra teria 3 anos de vencimento.

Quando a ação de cobrança é de cheque prescrito

Quando a ação de cobrança é por cheque prescrito, a cobrança pode ser ajuizada e o prazo de ação é de 10 anos a partir do dia da ação de cobrança e não da prescrição do cheque.
Quando é usada a ação de cobranças?

Por ser o meio de cobrança judicial, a ação de cobranças é usada para cobrar todas as dívidas atrasadas de um devedor judicialmente.

Outros exemplos mais comuns pode ser a cobrança de alugueis atrasados, ou a mensalidade de um carro ou qualquer outro produto, pode ser também o atraso no pagamento de uma casa, entre outros exemplos.

Existe um caso em especial que pode ser resolvido de outra maneira é o caso da ação de cobrança de pensão alimentícia que um pai de família recém-divorciado pode não ter pagado.

Essa situação pode ser resolvida de duas maneiras, quando existe uma sentença determinando o valor da pensão entra-se com uma ação de execução de alimento e não uma ação de cobrança. E quando a situação é diferente, ainda não existe uma sentença determinando o valor é necessário tomar outra providência, a ação de cobrança de alimentos, assim o juiz irá passar o valor adequado a ser cobrado ao pai das crianças.

Sugerimos que leia “Variadas vias legais usadas na cobrança de cheques”, um artigo que incrementará seus conhecimentos no assunto.

Quer se aposentar e gostaria de receber o valor do benefício integral, mas não sabe como proceder? Qual a melhor forma de aposentadoria? Quais são os requisitos para receber a aposentadoria integral? Como solicitar esse benefício? Clique aqui e conte com a nossa ajuda!

Obtenha uma cotação gratuita!
Furlaneto Advocacia - Escritórios de Advocacia em Curitiba -  Como se aposentar em Curitiba

Qual seu nome? *
Your Email *
Sua mensagem:

NOSSOS PARCEIROS
Furlaneto Advocacia - Escritórios de Advocacia em Curitiba -  Como receber auxílio doença em Curitiba

Comercial no melhor sentido, nossos parceiros fornecem conhecimentos especialistas e colaboram estreitamente para atender a todas necessidades.